quarta-feira, 30 de maio de 2012

Consumo de gás sobe 25% em Mato Grosso

Consumo de gás natural em Mato Grosso aumentou 25% no 1º quadrimestre de 2012, na comparação ao mesmo período do ano passado

Dados da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) mostram que a demanda foi de 771,4 mil metros cúbicos (m3), contra 616,9 mil (m3) de janeiro a abril de 2011. Se analisado apenas abril, quando foram demandados 195 mil (m3) de gás, a variação positiva sobe para 62,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram consumidos 120 mil (m3). João Marcelo Borges, proprietário do posto Santa Elisa, ainda não anotou tamanha diferença no consumo de GNV.

Para o empresário, a falta de oficinas que fazem a conversão e de um local em Cuiabá para fazer a vistoria do veículo convertido atrasam o crescimento nas vendas. Para piorar, segundo Borges, o governo não dá incentivos para uma pessoa adquirir o veículo que faz uso de GNV. No Rio de Janeiro, por exemplo, o desconto no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) chega a 75%.

Situação que pode mudar aos poucos, afirma o engenheiro responsável da GNC Brasil, distribuidora do combustível em Mato Grosso, Francisco Jammal de Almeida, que já estima crescimento de 5% no consumo em maio, em relação ao mês anterior. "Maior problema era o fornecimento, que foi resolvido. Os demais serão solucionados aos poucos", garante ao citar que 3 oficinas estão se credenciando para fazer a conversão de veículos no Estado.

Por 40 anos o pai de Humberto Paulo de Oliveira Santana, 24, trabalhou como taxista. Quando ele faleceu, o filho assumiu o volante do táxi e passou a sustentar a mãe e os 2 irmãos caçulas. Para melhorar o faturamento diário, que varia de R$ 150 a R$ 300, ele economiza para trocar o veículo por um que abasteça com GNV. Segundo ele, carros com cilindros de fábrica não dão problemas. "Automóveis convertidos falham e perdem potência".

Negativo
No 2º bimestre, entre março (204,6mil m3) e abril deste ano (195 mil m3), a variação no consumo de GNV foi negativa em 4,6%. Queda ocorreu mesmo com a reativação, em 13 de abril, da Termelétrica Mário Covas, em Cuiabá.

Regiões
Sudeste é a que mais consome GNV no país (41,2 milhões m3) por dia em abril, seguido pelas regiões Nordeste (7,3 milhões m3), Sul (6 milhões m3), Centro-Oeste (1,5 milhões m3) e Norte (2,5 mil m3).

Brasil
Consumo médio em todo o país em abril foi o maior dos últimos 15 meses (58,7 milhões m3), representando uma expansão de 35,07% em relação a abril de 2011 e de 13,69% no quadrimestre.

Fonte: Cenário MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog