terça-feira, 8 de maio de 2012

A Integração da Cadeia no Novo Cenário de Oferta


13o Seminário sobre Gás Natural - realizado pelo IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo)




Nos dias 07 e 08 de maio, participei deste Seminário, no Rio de Janeiro. Fui acompanhado de Paulo Scholl e Guilherme Bedene, ambos da Compagas. Houve um amplo debate sobre como o mercado do gás vai encarar os próximos 10 anos e quais as prospecções para os próximos 30 anos.

Foram divididos estes objetivos em tópicos. Primeiro discutiu-se sobre como o Brasil vai melhorar e ampliar  a oferta de gás. Quando vai buscar a interiorização desta distribuição. Apos falou-se sobre as questões de infraestrutura tanto de transporte como distribuição.

No final do primeiro dia foi feita uma mesa redonda onde os impactos da regulamentação da Lei do Gás nos mercados regionais foi colocada sobre a visão do regulador federal e do regulador estadual.

Começamos o segundo dia falando sobre as alternativas tecnológicas para a monetização de reservas de gás. Sobre esse assunto vale ressaltar o professor Michael J. Economides, da University of Houston, que deu realmente uma aula sobre o assunto. Seguindo o cronograma discutiu-se sobre os obstáculos e alternativas para atendimento ao potencial de demanda.

Durante o almoço, trocamos muitas informações sobre GNL, experiências Offshores em vários paises com o consultor da Saipem – Eni, João Antonio Bernardi Filho e com o Gerente Comercial da Sul Gás, Jackson Spreb.

Retornamos para o evento para discutirmos sobre as garantias do crescimento sustentado do mercado e precificação. Foram tratadas varias experiências nesse debate, como a da Argentina, os preços do GNL, seus indexadores internacionais e impactos no consumo final de gás.

Ao final do dia e do encontro criou-se uma nova mesa redonda onde o assunto foi um balanço de oferta e demanda e seus desafios para os próximos dez anos.

Vai ser disponibilizado um material para os participantes deste evento. Farei um resumo do mesmo e disponibilizarei aqui no blog.

Alexandre Capanema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog