quarta-feira, 27 de junho de 2012

Trecho Sul do Gasbol ampliado



Petrobras vai destinar US$ 2,3 bilhões para processamento e movimentação de gás nos próximos quatro anos

A Petrobras vai ampliar em 2 milhões de m3/dia a capacidade de transporte do trecho Sul do Gasbol, anunciou nesta segunda-feira (25/06) o diretor de Gás & Energia da companhia, José Alcides Santoro. O aumento da capacidade de compressão do gasoduto foi incluído no plano de negócios da companhia, que vai destinar, até 2016, US$ 2,3 bilhões para projetos de expansão do processamento –incluindo a ampliação da UPGN Cabiúnas – e movimentação do gás natural.

Atualmente, o trecho Sul do Gasbol está dividido em três seções com diferentes capacidades de transporte. No primeiro segmento, que vai de Paulínia (SP) até Araucária (PR), a capacidade atual é de 12,8 milhões m3/dia, que atende o Paraná e parte do mercado de São Paulo. A partir de Joinville (SC), o trecho Sul do Gasbol reduz sua capacidade para 4 milhões de m3/dia até a estação de Nova Veneza (SC). Esse segundo segmento atende basicamente o mercado de Santa Catarina. De Várzea do Cedro (RS) em diante, a capacidade de transporte do gasoduto reduz-se para 2,8 milhões de m3/d.


De acordo com estudos do Grupo de Economia de Energia da UFRJ, a capacidade do último segmento é insuficiente para atender, simultaneamente, o despacho máximo da UTE de Canoas (1,2 milhões de m3/dia), o consumo pleno da Refap (1,5 milhões de m3/dia) e o mercado industrial do Rio Grande do Sul.

A capacidade da segunda seção também é insuficiente para atender picos de consumo dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, enquanto a pequena folga do primeiro segmento não basta para suprir a demanda reprimida da Compagas.

Fonte: Brasil Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog