sexta-feira, 13 de julho de 2012

Shale gas: independência e diversificação energética na Polônia

Cinco empresas polonesas assinaram um acordo para explorarem o gás de xisto polonês. Juntas, as empresas PGNiG, ENEA, KGHM Polska Miedz, PGE e a TAURON Polska Energia investirão 515 milhões de dólares na exploração de campos do norte da Polônia. Os detalhes do acordo ainda não estão prontos e devem ser definidos nós próximos meses.


O ministério do tesouro polonês se manifestou com otimismo dizendo que o projeto conta com as maiores e mais capacitadas companhias polonesas. O plano recém-assinado prevê a exploração de três jazidas de gás nas regiões de Kochanowo, Czestkowo and Tepcz. A previsão do início das operações do empreendimento é para 2016. Os três poços que serão explorados pelo grupo totalizam uma área de 160 km². Os estudos sobre a exploração do shale gas na Polônia indicam que o país tenha uma reserva de 768 bilhões de metros cúbicos desse recurso. A Polônia consome aproximadamente 14 bilhões de metros cúbicos de gás natural por ano. Quase 90% de sua energia elétrica vêm da queima de carvão. O governo planeja aumentar a participação de gás desse rateio adicionando 4000 MW de eletricidade do novo recurso nos próximos oito anos.

O país espera ter 248 poços de extração até 2017, sendo que 49 deles iniciarão suas operações até o final desse ano. Estima-se que toda a reserva de gás polonesa possa suprir a demanda interna por pelo menos trinta e cinco podendo durar até sessenta e cinco anos. O desenvolvimento e a extração de suas próprias reservas é uma das estratégias do governo para reduzir a dependência das importações da Rússia, que representam mais de dois terços do seu consumo interno.

Fonte: MaxiQuim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog