terça-feira, 21 de agosto de 2012

Consumo de GNV cresce acima da média nacional

O consumo dc gás natural veicular (GNV) em Minas Gerais está crescendo acima da média nacional. O desempenho é resultado da estratégia adotada pela Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), que visa fomentar a demanda. Enquanto no país foi verificada uma media dc 1,2% dc elevação entre janeiro e maio em relação ao mesmo intervalo do ano passado.

No Estado o aumento foi de 7,6% na mesma base de comparação, dc acordo com o gerente de Relação com Clientes da Gasmig, Hilton Corrêa Vale, baseado em dados da Associação Brasileira de Empresas Distribuidoras de Gás Canalizados (Abegás).

O incremento no consumo foi impulsionado pela promoção “Vou no gás”, lançado no ano passado. O programa prevê a concessão de bônus para os proprietários de veículos que optam pela conversão para o gás natural. Os resultados foram tão positivos que a companhia decidiu prorrogar a promoção, que seria encerrada nesta quarta-feira.

Após o lançamento da estratégia, cerca de 1,4 mil veículos passaram pela adaptação para utilizar o gás natural como combustível. “Entre 2005 e 2011, o consumo de GNV cm Minas apresentava redução”, afirma o gerente.

Para se ter uma ideia, em 2005 a demanda diária cm Minas Gerais era de 270 mil metros cúbicos de GNV, passando para 90 mil metros cúbicos/dias em meados do ano passado. Atualmente, o consumo é de aproximadamente 115 mil metros cúbicos/dia, aumento de 27,7% na média.

Apesar disso, Vale lembrou que o resultado ainda está abaixo do patamar registrado em 2005. As projeções são que a demanda alcance o volume verificado há sete ano apenas cm 2014, GNV — Com a manutenção do programa, a Gasmig pretende continuar a alavancar as vendas de GNV. A promoção compreende a concessão de bônus de 300 ou 600 metros cúbicos para os veículos adaptados, sendo o último voltado para taxistas, frotistas e a auto-escolas. Este volume é suficiente para rodar até 8 mil quilômetros.

O bônus será concedido a veículos que utilizarem o kit GNV de quinta geração, a promoção também é válida para automóveis zero quilômetro adaptados dc fábrica. Conforme a empresa, para veículos fabricados antes de 2007 a instalação dc equipamentos dc geração anteriores será aceita.

A conversão de veículos para o gás natural tem um custo médio dc RS 3,5 mil nas 15 oficinas conveniadas à Gasmig. Este investimento pode ser recuperado em cerca de quatro meses no caso de motoristas que circulam algo em torno de 200 quilômetros por dia. Isto se dá em função do menor custo do GNV em relação à gasolina, 60% a menos, e do etanol, além do bônus concedido, que resulta em uma economia de até R$ 500.

O gerente da companhia informou ainda que os interessados em fazer a conversão terão acesso às linhas de crédito de bancos conveniados. Entre eles está o Banco do Brasil.

Para fomentar o uso do gás natural em Minas Gerais a Gasmig também está investindo pesado na distribuição residencial. As obras na região Centro-Sul de Belo Horizonte foram iniciadas neste mês. De acordo com a engenheira responsável pela implantação, Carolina Maria de Carvalho Godinho, as obras estão concentradas na linha principal que atenderá ao Santo Agostinho.


Fonte: Diário do Comércio (MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog