segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Ufes desenvolve pesquisa pioneira que torna gás veicular mais econômico e limpo



Um grupo de professores do departamento de Física da Ufes realiza uma pesquisa pioneira no Brasil utilizando o estado da matéria conhecido como plasma. O objetivo do estudo é desenvolver formas de melhorar o rendimento do gás natural veicular.
O trabalho busca desenvolver uma forma de fundir o plasma com o gás natural no processo de produção do combustível que é utilizado em motores. Dessa fusão restará apenas o hidrogênio (uma forma limpa de energia) que possibilitará o maior rendimento dos motores de maneira mais limpa para o meio ambiente.
O coordenador do projeto e professor do departamento de Física, Alfredo Gonçalves Cunha, explica que o hidrogênio utilizado será obtido a partir da quebra do gás natural e que o carbono retirado deste processo também terá utilidade. "O carbono, pode ser utilizado na fabricação de pneus e outros produtos que têm este elemento como matéria prima", disse.




Resultados

A pesquisa foi iniciada em 2001 e recebeu o apoio da Petrobras, o que possibilitou o custeio do estudo e a instalação de um laboratório no campus de Goiabeiras. O uso do plasma para melhorar o rendimento do gás natural é uma experiência pioneira em solo brasileiro e terá impacto relevante na economia e no meio ambiente. Isso porque o custo-benefício de um carro equipado com gás natural será melhorado e suas emissões reduzidas.
Os equipamentos utilizados são, em sua maioria, desenvolvidos pelos próprios professores da universidade. Somente as ferramentas mais tradicionais são cedidas pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Petrobras, principais patrocinadores.
O grupo de pesquisadores é constituído por uma equipe de 20 pessoas, entre professores, doutores, mestrandos, doutorandos e alunos de graduação. Algumas teses de mestrado e doutorado foram feitas a partir da pesquisa, e ela também é essencial para a capacitação dos alunos do curso de Física em plasma e suas propriedades.
Fonte: Portal Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog