quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Gás natural pode ter usos diversificados nos hospitais

Economia, inovação, eficiência, segurança e otimização do sistema energético. Essas são apenas algumas das vantagens proporcionadas pelo gás natural para os hospitais. No Paraná, a Compagas está preparada para atender às demandas das entidades de saúde em diversas finalidades, como no aquecimento de água e na cocção de alimentos e também para os fins energéticos – climatização e cogeração.
 
Atualmente, são 11 os hospitais que já utilizam o gás natural como matriz energética no estado. “Ficamos felizes em poder proporcionar às entidades de saúde um combustível mais seguro, menos poluente e com maior eficácia. Seguimos a diretriz do governador Beto Richa de diversificar a matriz energética do Paraná e queremos continuar utilizando o gás natural como indutor do desenvolvimento regional” afirma Luciano Pizzatto, diretor-presidente da Compagas.
 
 
Fins energéticos – Nos hospitais, o gás natural também pode ser utilizado em processos de climatização e/ou cogeração. A climatização é um conjunto de processos que, por meio de equipamentos, garante tanto o aquecimento quanto a refrigeração de ambientes ou da água utilizada nestes locais. O custo com a energia elétrica para a realização deste processo é alto, podendo representar até um terço da conta de luz do empreendimento. Utilizando o gás natural como combustível, os custos são reduzidos, pois se utiliza uma fonte de energia para dois usos, e ainda se agrega maior segurança e praticidade, pois o fornecimento de gás natural é contínuo e não há necessidade de estoque de combustível no estabelecimento.
 
No caso da cogeração, o processo está entre as soluções mais inteligentes para a otimização do sistema energético de um hospital, pois permite a geração simultânea de energia elétrica e térmica (geração de vapor, aquecimento ou resfriamento de água), a partir de uma única fonte de combustível, o gás natural. Há redução direta dos custos da matriz energética e também ganhos indiretos, com a continuidade operacional, o melhor aproveitamento energético e o aumento da confiabilidade energética do empreendimento que passa a contar com mais uma fonte de energia.
 
Respeito ao meio ambiente – A extração do gás natural apresenta menor agressão ao meio ambiente, com menos emissões de poluentes em relação aos demais combustíveis fósseis. Com isso, contribui para a redução do impacto ambiental. Neste cenário, o gás natural também se destaca como energia alternativa para diminuir a degradação ambiental, com baixo custo e segurança.
 
Fonte: Newsletter Compagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário