terça-feira, 20 de novembro de 2012

XIII Seminário Nacional de Petróleo e Gás Natural no Brasil




O 13° Seminário Nacional de Petróleo e Gás Natural no Brasil promete movimentar o Senado Federal, em Brasília, no próximo dia 22 de novembro (quinta-feira). Destaque para os painéis de debate sobre o PL 2565/2011, o sucesso da produção no Pré-Sal e as incertezas no mercado de derivados.
 
 
Tendo em vista a expressividade do setor de petróleo e gás natural no Brasil, o Instituto Brasileiro de Ação Responsável, por meio do Programa Ação Responsável - que atua em parceria com o Governo Federal – realiza, em Brasília, a 13º edição do "Seminário Nacional de Petróleo e Gás Natural no Brasil: Desafios e Oportunidades". O evento será composto por um módulo, estruturado para democratizar e potencializar as estratégias do governo brasileiro, em busca de um melhor desempenho na cadeia produtiva de petróleo e gás natural, tal como fazer uma reflexão à política nacional e externa do país, sobretudo na matéria competitividade e inovaçãopara as indústrias nacionais.
 

 

Seguindo a tendência de representações do setor, o evento trará à pauta a disseminação do conhecimento e da inovação tecnológica pelas empresas da cadeia, o aumento da transparência das políticas de exigência de conteúdo nacional, o acesso a matérias-primas e infra-estrutura em condições competitivas, a atração de investimento de empresas internacionais e a garantia de isonomia tributária, técnica e comercial entre empresas brasileiras e estrangeiras.
 
 
Entre os painéis de debate no evento, estão:o PL 2565/2011, que trata da nova distribuição dos royalties, na Câmara dos Deputados; a previsão da 11ª rodada de licitações em maio de 2013; a previsão da 1ª rodada de licitações no polígono do Pré-Sal; o sucesso da produção no Pré-Sal; a queda de produção na Bacia de Campos; a redução de custos e os desinvestimentos da Petrobras; as incertezas no mercado de derivados; e a questão das importações de gasolina e etanol.
 
 
O objetivo do seminário é promover a participação de profissionais expressivos, oriundos de diversos segmentos da área. "O universo de informações gerado nesses painéis servirá de estofo para o grande debate do dia, do qual participarão autoridades do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, além da Iniciativa Privada e Terceiro Setor", argumenta Clementina Moreira Alves, presidente do Instituto Brasileiro de Ação Responsável e coordenadora do Programa.
 
 
Do debate, resultará um documento pautado no conceito de "Economia-Sócio-Ambiental", com propostas de encaminhamento a Presidência da República, Casa Civil, Ministério de Minas e Energia, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e ao Congresso Nacional.
 
 
O evento reúne, no Senado Federal, parlamentares e representantes do setor privado, instituições nacionais e internacionais, bancos de investimentos, centros de pesquisa, universidades e terceiro setor. As inscrições são gratuitas.


Fonte: Portal Fator Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário