segunda-feira, 24 de março de 2014

Portugal: Caminhões do McDonalds vão ser os primeiros a utilizar gás natural

A HAVI Logistics, a empresa que transporta produtos alimentares para o McDonalds e Ikea ou ainda as pipocas para os cinemas Zon Lusomundo, vai passar a usar gás natural em vez de gasóleo nos seus caminhões de mercadorias. A multinacional fechou um acordo com a Dourogás, a empresa do norte que detém a Goldenergy, para abastecer toda a sua frota em Portugal, num total de 15 veículos.
“Temos uma preocupação com a sustentabilidade e com a inovação, mas não sejamos hipócritas, existe uma clara poupança associada a esta decisão”, disse ao Dinheiro Vivo, o gerente desta empresa, explicando que, face ao gasóleo, podem poupar-se uns 15 a 20 cêntimos por litro de utilização em frotas que fazem 200 mil quilômetros por ano”.
Aliás, diz o responsável que as poupanças são tão significativas que “o investimento paga-se no primeiro dia em que começa a funcionar”. E o investimento é grande.

 “Isto requer vários milhões de euros. A substituição de cada viatura custa entre 140 a 150 mil euros, já incluindo o equipamento para transporte alimentar”, adiantou Carlos Mendonça. Contas feitas, a empresa irá gastar 2,3 milhões de euros neste processo.
É por isso que, para já, a HAVI Logistics terá apenas três caminhões a circular a gás natural, e os restantes ao longo dos próximos três anos.
Primeira empresa de logística
O investimento da HAVI Logistics surge agora porque a Dourogás inaugura, em maio, um novo posto de abastecimento a gás natural veicular (GNV) em Portugal. Fica no Carregado, muito perto da sede da multinacional, custou 1,5 milhões de euros e não será apenas para abastecer a HAVI Logistics.
Fonte: Dinheiro Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário