segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Copel afirma que serão gastos R$ 80 mi com estudos sobre gás de xisto

Agricultores, estudantes, ambientalistas e autoridades participaram ontem do seminário sobre exploração do gás de xisto promovido pelo Núcleo de Sindicatos Rurais do Oeste do Paraná, Sindicato Rural Patronal de Cascavel e Sistema Fiep – Federação de Agricultura do Paraná.
Foram três palestras no auditório da Acic, sobre métodos de exploração, risco de contaminação e suas vantagens. Os participantes puderam realizar perguntas aos palestrantes.
A Copel participou em novembro do ano passado do leilão para exploração e arrematou quatro lotes no Paraná. Em junho passado a Justiça Federal determinou a suspensão por tempo indeterminado da 12ª rodada de licitações, realizada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) para a região Oeste.
O diretor de desenvolvimento de negócios da Copel, Jonel Nazareno Lurk, participou do seminário ontem e afirmou que serão necessários R$ 80 milhões para os estudos durante quatro anos, antes das possíveis explorações.
“Serão necessários estudos e pesquisas para depois ver se é possível a exploração. Nossa prioridade não é fraturamento hidráulico [fracking]. Optamos pelo método convencional. Vamos estudar, mas é importante ressaltar que o gás descentralizado é uma riqueza, além de gerar energia e beneficiar a população”, constatou.

Para o geólogo da Mineropar, Luis Tadeu Cava, ainda há dúvidas e mitos sobre a exploração e isso deve ser repassado para a população. “As pessoas ainda não têm informação suficiente sobre a captação do gás. Ainda não sabemos se é viável economicamente fazer estudos sobre os métodos. Não temos dados concretos, por isso precisamos levar informações e explicações”, ressalta.
A preocupação é válida em relação ao assunto, afirma o presidente da Compagás, Luciano Pizzatto. “Existem informações desencontradas, como ocorreu na época do surgimento do grão transgênico. Aprovo a preocupação das pessoas, mas é preciso mais detalhes, estudos e informações. Pode ser que a exploração seja extremamente benéfica”, disse.

Fonte: O Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário