terça-feira, 5 de maio de 2015

Compagas liga primeira empresa à rede de gás natural em Quatro Barras

A empresa Metalkraft, instalada em Quatro Barras, é o primeiro cliente da Compagas a ser atendido com a rede de distribuição construída no projeto Nordeste Região Metropolitana de Curitiba.
A empresa Metalkraft, instalada em Quatro Barras, é o primeiro cliente da Compagas a ser atendido com a rede de distribuição construída no projeto Nordeste Região Metropolitana de Curitiba. Ligando os municípios de Colombo, Quatro Barras, Pinhais e Campina Grande do Sul, o projeto tem conclusão prevista para dezembro de 2015, mas a operação de parte dos 30 km de rede que já estão concluídos foi iniciada no dia 2 de maio.
O investimento da Compagas no projeto, superior a R$ 23 milhões, irá permitir, até o fim das obras, a execução de uma linha tronco e de ramais de distribuição de gás natural nas quatro cidades que somam 35 km.

A Metalkraft é uma das principais produtoras de metal mecânico para o setor automotivo do país. O contrato firmado com a Compagas prevê a utilização de 4.500 metros cúbicos diários de gás natural nos fornos para fusão de alumínio e no restaurante industrial. O início de fornecimento está previsto para o dia 1º de maio.
GÁS NA RMC – Antes mesmo do início das obras, o gás natural já estava presente nos municípios contemplados pelo projeto Nordeste RMC através do sistema de gás natural comprimido (GNC). Nesta tecnologia, o gás natural é armazenado em conjuntos de cilindros por meio de compressores especiais, que são transportados até os pontos de consumo em carretas e/ou caminhões.
Ao chegar ao local de consumo, o conjunto de cilindros é descarregado e conectado a uma estação de descompressão e regulagem, possibilitando, o consumo final. Tal processo é contínuo para garantir o fornecimento ininterrupto do gás natural.
Em Colombo, quatro postos de combustível utilizam o sistema de GNC e comercializam o gás natural veicular (GNV), em Pinhais também há um posto de combustível com o GNV e em Quatro Barras a indústria têxtil Michel Thierry opera com o gás natural comprimido desde 2010.
Uma das principais vantagens do gás natural comprimido é a criação de novos mercados de consumo em localidades não atendidas por redes de distribuição, possibilitando a utilização do gás natural em substituição a outros combustíveis. O Projeto Nordeste RMC é uma das constatações desta vantagem, uma vez que o gás natural chegou à região antes mesmo da rede, criando um polo de consumo para o combustível.
SOBRE A COMPAGAS: A concessionária responsável pela distribuição de gás natural no Estado do Paraná completou 20 anos em 2014. Empresa de economia mista, tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia – Copel, com 51% das ações, a Gaspetro, com 24,5% e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%.
Em março de 2000, a empresa passou a ser a primeira distribuidora do Sul do país a fornecer o gás natural aos seus clientes, com a inauguração do ramal sul do gasoduto Bolívia – Brasil (Gasbol). Atualmente, a Compagas conta com mais de 26 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e geração de energia elétrica e atendimento a 16 municípios: Araucária, Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, São Mateus do Sul, Pinhais, Paranaguá, Londrina, Carambeí e Castro.

Fonte: Governo do Estado do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog