quinta-feira, 28 de maio de 2015

Consumo de gás natural bate novo recorde no Paraná

O consumo de gás natural no Paraná bateu recorde no mês de abril e atingiu a média diária de 3,6 milhões de metros cúbicos. Os dados são do relatório de acompanhamento mensal da Companhia Paranaense de Gás (Compagas), concessionária responsável pela distribuição do combustível canalizado no estado.
O consumo mais uma vez foi impulsionado pela Usina Elétrica a Gás de Araucária (UEGA) para a geração de energia elétrica, responsável por 58,1% do volume utilizado no estado, e também pelas indústrias, que em abril registraram o maior consumo de gás do ano, com uma média de 1.425.989 m³/dia. Destaque para o uso do gás natural na cogeração, que cresceu 38% em relação ao mês anterior.

A cogeração é o processo mais eficiente de produção de energia no mercado, com ciclos de rendimento de até 85%. Consiste no aproveitamento do calor residual, que seria desperdiçado, obtido a partir dos processos termodinâmicos de geração de energia elétrica. Este processo apresenta inúmeras vantagens, já que reduz custos operacionais, possibilita a autossuficiência de energia elétrica e opera com uma única fonte de energia para gerar eletricidade e calor. No Paraná, duas indústrias utilizam o gás natural para a cogeração e utilizam, juntas, 274 mil m³/dia, respondendo por 7,6% do volume distribuído no estado.
Outra aplicação de destaque no Paraná é a Geração de Energia Elétrica através do gás natural, principalmente para geração de energia elétrica em horário de ponta. Nos últimos meses, registrou-se um aumento considerável no número de clientes, principalmente pela sua vantagem econômica, na maioria dos casos, na comparação com a compra de energia elétrica do sistema.
No mês de abril, em relação ao número de consumidores, a Compagas registrou um total de 27.907 clientes e a extensão da rede de distribuição atingiu 766 km para atendimento a 14 cidades do Paraná.

Fonte: Notícias COMPAGAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog