quarta-feira, 11 de maio de 2016

CNH utiliza Iveco Tector movido a GNV em fábrica de Sorocaba

Um caminhão semipesado Iveco Tector movido a GNV – gás natural veicular – começou a rodar no complexo industrial da CNH Industrial em Sorocaba (SP). Substituto de um modelo movido a diesel e de mesmo PBT (17 toneladas), o veículo transporta peças, partes e matéria-prima para estoque da unidade, onde são fabricadas máquinas agrícolas das marcas Case e New Holland, que assim como a Iveco, pertencem ao Grupo CNH Industrial.

O veículo deverá percorrer cerca de 300 quilômetros por mês, estima a CNH Industrial. Segundo o engenheiro de produto responsável pela área de Inovação da Iveco, Fábio Nicora, quando comparado com um caminhão de mesmo porte movido a diesel, o Iveco Tector GNV gera redução de 86% de NOx, 77% de particulado e 25% de CO2 e possibilita melhora de cerca de 20% no custo operacional.
Ele possui sistema de armazenamento com capacidade total de 126 m³ de combustível, gerando autonomia de até 300 Km, com o tanque cheio e dependendo da aplicação. Equipado com o motor FPT NEF 6 Ciclo Otto GNV, desenvolve 200 cv de potência, atendendo ao padrão europeu de emissões EEV e com baixos níveis de ruídos e vibrações. Também pode ser abastecido por biometano, gás produzido a partir do processamento de resíduos orgânicos.
A experiência da Iveco com a tecnologia GNV soma 26 anos e é um dos pontos fortes da operação da montadora na Europa, onde possui uma frota de 14 mil veículos movidos a gás natural veicular. “Essa experiência nos ajuda a coletar mais dados de operação e entender a viabilidade econômica e técnica em aplicações diferentes”, afirma Nicora.
No Brasil, os testes do GNV tiveram início em 2011, quando a empresa colocou o caminhão para rodar em parceria com algumas entidades. O Tector GNV foi utilizado em parceria com a Coca Cola, em Belo Horizonte, por mais de um ano, entre 2013 e 2014.
Fonte: Automotive Business

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