segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Petrobras quer voltar a ter grau de investimento em 2018, diz Parente

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, disse nesta sexta-feira ter “perfeita consciência” de que a empresa está apenas começando a fazer os ajustes necessários.
“Temos que cumprir nossas metas e o prazo é fim de 2018, quando esperamos que a empresa esteja em condições de almejar novamente ser ‘investment grade'”, disse Parente. A petrolífera enfrentou três rebaixamentos do seu grau de investimento pelas agências de classificação de risco entre fevereiro do ano passado e fevereiro deste ano.
Segundo Parente, a companhia sabe que a divulgação do plano de negócios foi “a parte mais fácil” do processo.
De acordo com o executivo, as parcerias previstas no novo plano de negócios da companhia devem levar a investimentos adicionais de R$ 40 bilhões nos próximos dez anos.

“Parcerias trazem vantagens como compartilhamento de riscos, desoneração, intercâmbio tecnológico e fortalecimento da governança”, afirmou Parente, durante o “Exame Fórum”, realizado hoje em São Paulo.
O executivo também destacou a importância de a companhia focar na atuação de exploração e produção de petróleo e gás, assim como a necessidade da revisão da política de conteúdo local, para redução dos custos previstos no plano.
“Somos a favor de fortalecer a política de conteúdo local, mas em outras condições, com estrutura para crescer.”
Paridade
O presidente da Petrobras afirmou que o aumento da alavancagem e do endividamento da companhia desde 2010 foi afetado, entre outros motivos, pelas práticas de controle de preços abaixo da paridade internacional.
“O crescimento da alavancagem foi exponencial desde 2010. A conta de juros desde então subiu por aumento da dívida e também por aumento de juros”, afirmou Parente.
Para o executivo, grande parte do endividamento não gera qualquer caixa para empresa, uma vez que foi feito, entre outros motivos, para investimentos que não estão prontos.
“A gestão entre 2014 e 2015 não foi conhecida pela previsibilidade de suas ações”, disse.

Fonte: Valor Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário