segunda-feira, 13 de junho de 2016

Gás natural é escolha econômica de cervejarias

Empresas artesanais de cerveja optam pelo gás natural pela produtividade e pelo baixo preço de custo nas fábricas.
O mercado de cervejas artesanais está em alta no Brasil, e no Paraná o cenário não é diferente – já que Curitiba é um dos principais polos cervejeiros do país. Para apresentar as vantagens do uso do gás natural em cervejarias, a Compagas participa, até domingo (12), do 1º Festival Paranaense de Cervejas Artesanais, organizado pela Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), em Curitiba.
Em busca de competitividade e economia, cada vez mais cervejarias paranaenses escolhem o gás natural para seus processos de produção. É o caso da Gauden Bier, onde o gás natural já é utilizado há cinco anos.
O proprietário da cervejaria, Ronaldo Flor, destaca o abastecimento contínuo e a inexistência dos botijões como algumas das vantagens do gás natural, além do preço reduzido. “Trocamos o GLP (gás liquefeito de petróleo) pelo gás natural e desde então não temos mais problemas com reabastecimento”, conta ele. “Outro ponto é que no inverno os botijões chegavam a congelar. Com o abastecimento continuo da Compagas nossa produtividade também aumentou, pois houve melhora no rendimento dos equipamentos.”

Na Gauden Bier, o gás natural é utilizado no processo produtivo para aquecimento das caldeiras e na pasteurização dos equipamentos utilizados para engarrafar as cervejas.
Outra cervejaria paranaense que deve iniciar o uso do gás natural da Compagas é a Klein. De acordo com o diretor geral da cervejaria, Henrique Presser, a Klein lançará em breve uma nova unidade da fábrica, que deve contar também com um restaurante e espaço para degustação.
O gás natural será utilizado tanto no processo produtivo da fábrica, quanto na cozinha para produção dos alimentos. Presser reforça que a segurança oferecida pelo gás natural foi também um atributo levado em conta na hora de optar pelo combustível. “Em casos de vazamento, a dispersão do gás natural na atmosfera é mais rápida, reduzindo drasticamente os riscos de acidentes”, diz ele.
COMPAGAS – a concessionária responsável pela distribuição de gás natural no Estado do Paraná completou 20 anos em 2014. Empresa de economia mista, tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia (Copel), com 51% das ações, a Gaspetro, com 24,5% e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%.
Em março de 2000, a empresa passou a ser a primeira distribuidora do Sul do país a fornecer o gás natural aos clientes, com a inauguração do ramal sul do gasoduto Bolívia – Brasil (Gasbol).
Atualmente, a Compagas conta com mais de 32 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e geração de energia elétrica e está presente em 17 municípios: Araucária, Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, São Mateus do Sul, Pinhais, Campina Grande do Sul, Paranaguá, Londrina, Carambeí e Castro.

A Rede (Blogue) / Informações da Agência Estadual de Notícias (AEN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário