segunda-feira, 22 de junho de 2015

Novo gasoduto beneficiará seis municípios da região

Ramal entre Ponta Grossa e Castro está 90% concluído e entrará em operação neste ano. Novo gasoduto até o norte do Paraná passará por outras seis cidades dos Campos Gerais.
Dentro de alguns meses, municípios da região dos Campos Gerais poderão contar com os benefícios competitivos do gás natural. Carambeí e Castro terão, até o final deste ano, a distribuição do produto, através de um ramal de 76 quilômetros entre Ponta Grossa e o Distrito Industrial Tatsuo Yamamoto, construído pela Companhia Paranaense de Gás (Compagas). Contudo, mais seis municípios poderão contar, futuramente, com os serviços da Companhia: está em fase de licenciamento ambiental o ‘Projeto Centro-Norte do Paraná’, que prevê a construção de um gasoduto que sai da cidade de Doutor Ulysses e passa por municípios dos Campos Gerais, seguindo para o Norte. Entre os municípios beneficiados estão Arapoti, Curiúva, Jaguariaíva, Sengés, Telêmaco Borba e Ventania.

De acordo com o último levantamento da Compagas, cerca de 90% das obras do duto até Castro já estão prontas. “As obras da rede de distribuição de gás natural estão em ritmo acelerado. Atualmente, dos 76 quilômetros de extensão, mais de 70 estão concluídos”, explica o diretor-presidente da Companhia, Fernando Ghignone. A empresa informa que a finalização das obras deve ocorrer no segundo semestre do ano, para, na sequência, solicitar ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) a licença de operação da rede, para então dar início ao fornecimento de gás.
Em relação ao Projeto Centro-Norte do Paraná, o gasoduto está em fase de licenciamento e complementação de informações solicitadas pelo órgão licenciador. Audiências públicas já foram realizadas, no ano passado. Contudo, ainda não há definição para início e conclusão da obra, e o valor do investimento será definido na execução do projeto executivo. Além dos seis municípios da região, serão beneficiadas as cidades na rota para o Norte, até os municípios de Ibiporã e Cornélio Procópio – onde termina o ramal. “O gás natural poderá ser disponibilizado aos clientes da região por onde passará a rede que demonstrarem interesse na utilização. Como potencial, estão indústrias dos municípios de Arapoti, Jaguariaíva e Telêmaco Borba”, informa o diretor.
Ghignone destaca que, em pouco tempo, outros municípios dos Campos Gerais poderão contar com um combustível menos poluente, mais econômico e que vai trazer mais competitividade à indústria local, além de poder atrair novas indústrias para esses municípios. “A conclusão do projeto nos Campos Gerais é uma das prioridades da companhia com o objetivo de fornecer a infraestrutura de atendimento às indústrias da região e atrair novos investidores”, conclui.
RESIDENCIAL
Ramal será iniciado em outubro
A expansão da rede de gás natural, para atender o segmento residencial em Ponta Grossa, será iniciada ainda neste ano. De acordo com o presidente da Companhia, as obras de expansão, que deve ampliar em seis quilômetros a rede no município, terá início no mês de outubro. A ramificação será implantada ao longo da Avenida Visconde de Mauá, entre as proximidades das Ruas Medeiros de Albuquerque e Joaquim de Paula Xavier. “Entre as vantagens está o fornecimento contínuo, com a não necessidade de estoque ou acúmulo de combustível, o que possibilita o aproveitamento de mais espaços nas áreas comuns dos condomínios e, a segurança que, em casos de vazamento, a dispersão do gás natural é mais rápida, reduzindo os riscos de acidentes”, esclarece Ghignone. No segmento residencial, o gás natural pode ser utilizado para a cocção de alimentos, aquecimento de água (seja para a cozinha ou banheiro), inclusive de piscinas. Há a possibilidade de utilização para aquecedores, lareiras e pisos radiantes com a tecnologia do gás natural.

Fonte: Jornal da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário