sexta-feira, 15 de abril de 2016

Fábrica da Mercedes-Benz adota energia 100% a gás

O uso do gás natural para produzir energia elétrica é uma das soluções já adotadas pelo setor industrial. A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) desenvolveu essa solução energética para a nova fábrica da Mercedes-Benz, que entrou em operação em Iracemápolis.
E transformou-se na primeira planta do setor automobilístico autossuficiente em energia, usando a cogeração a partir do gás natural.

O processo permite a produção simultânea de energia elétrica e térmica (vapor e água quente), a partir de uma única fonte energética.
A fábrica da Mercedes, destinada à produção de carros premium, utiliza dois motogeradores, cada um de 1,35 MW (2,7 MW no total), que alimentam as estufas de secagem e pintura.
O volume contratado é de 380.000 metros cúbicos/mês.
“A cogeração possibilita melhor aproveitamento do gás, com mais eficiência e custos atrativos. “Para uma indústria, trata-se de uma decisão estratégica que permite a sua independência energética, eliminando variáveis que estão fora do controle como eventuais apagões, quedas de energia, volatilidade nos preços e mudanças na regulação do mercado de energia elétrica”, explica o gerente executivo de vendas diretas B2B da Comgás, Sergio Pais.
Fonte: A Tribuna (Santos/SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário