sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Produção de petróleo cai e a de gás aumenta em setembro

A produção de petróleo no Brasil foi de aproximadamente 1,924 milhão de barris diários em setembro, informou ontem a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O volume é 8,4% inferior ao de setembro do ano passado e 4% abaixo do apurado em agosto deste ano. Foi a terceira queda consecutiva na comparação com o mês anterior.
 
Já a produção de gás natural no país foi de 71,7 milhões de metros cúbicos diários em setembro, 9,9% acima de setembro de 2011 e 0,5% superior à produção de agosto.
 
O campo de Marlim Sul, na bacia de Campos, foi o de maior produção de petróleo e o segundo maior produtor de gás natural, com 318,1 mil barris de óleo equivalente em setembro. O campo de Manati, na bacia de Camamu (BA), foi o maior produtor de gás natural, com 6,7 milhões de metros cúbicos diários.
 
Cerca de 93,7% da produção de petróleo e gás natural foi originada de campos operados pela Petrobras. Dos 20 maiores campos produtores de petróleo e gás natural no país, dois são operados por empresas com capital majoritário estrangeiro. É o caso do campo de Peregrino, na bacia de Campos, da norueguesa Statoil, décimo maior produtor, e do campo de Ostra localizado no Parque das Conchas, também na bacia de Campos, operado pela anglo-holandesa Shell, na 16ª posição, na lista dos 20 maiores produtores.
 
A ANP também detalhou a evolução da exploração da camada pré-sal, que em setembro teve produção de 182,6 mil de barris diários e de 5,9 milhões de metros cúbicos/dia de gás. No total, a produção de óleo e gás do pré-sal foi de 220,1 mil barris de óleo equivalente por dia, 8,3% acima de agosto. Dos 13 poços produtores do pré-sal, oito estão entre os 30 maiores produtores do país.
 
 
Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário