quinta-feira, 28 de junho de 2012

Mais três empresas operando com GNV no Mato Grosso

O mercado de gás natural em Mato Grosso promete se aquecer com o ingresso de mais três indústrias que usarão o combustível para funcionar. A Prol Indústria de Móveis de Aço foi a primeira das três a começar a utilizar o gás no início deste mês. As outras duas, Pap Rações e Milan Móveis, já assinaram contrato e devem iniciar as operações em um prazo de 45 dias. As informações são do engenheiro da GNV-MT Distribuidora de Gás Natural, Francisco Jammal Almeida.

Cada uma deverá consumir 20 mil m³ do gás ao mês. A expectativa é que com mais esse incremento o consumo aumente em cerca de 30%. De acordo com Jammal, antes das três, apenas a Sadia trabalhava com o gás no setor industrial. “As indústrias começaram a enxergar o GNV como vantagem para sua empresa, uma vez que proporciona uma grande economia energética, fora a colaboração com o meio ambiente ”, conclui.

Segundo ele, a agregação de mais empresas é possível graças a estabilidade no envio do combustível a Mato Grosso por parte da Bolívia. “Estamos conseguindo transmitir segurança ao Estado e isso só tem aumentado o interesse de indústrias no gás, uma vez que ele é a opção que oferece o melhor custo benefício”, explica.


CONSUMO DO GÁS


O consumo do gás natural aumentou 20% no Estado quando comparado o consumo de janeiro a maio deste ano, com o período de 2011. Nos cinco primeiros meses de 2012 foram consumidos 963,6 mil m³ do gás, contra 802,9 mil m³ no período do ano passado.


Só no mês de maio o aumento é de 3,3% quando comparado a maio de 2011, quando foram consumidos 186 mil m³ contra 192,2 mil m³ este ano.


Já em relação a abril houve queda de 1,3% quando o consumo chegou a 204,6 mil m³, o maior deste ano. Os dados foram divulgados ontem (25) pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). Conforme Jammal, o consumo do gás no Estado segue estável. “Essa pequena queda se deve a feriados”, explica.


Para o diretor executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Estado de Mato Grosso (Sindipetróleo), Nelson Soares, até que o governo do Estado adote uma política de incentivo ao combustível, o consumo continuará nesses patamares. “É necessário uma política de incentivo para que essa realidade se modifique em grande escala”, explica.


Quando o assunto é economia, o GNV pode chegar a ser 50% mais econômico para os motoristas, além de ser ambientalmente mais correto. Para se ter uma ideia da economia no abastecimento com o gás, atualmente o metro cúbico está sendo vendido por R$ 1,79, ante R$ 1,87 por litro de etanol, uma diferença de 4,4%. “A economia é garantida”, conclui Jammal.
Fonte: Folha do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog