quinta-feira, 3 de maio de 2012

Iveco apresenta em Amsterdã o Stralis LNG movido a gás natural

A Iveco apresentou nesta semana na Europa o seu novo Stralis LNG (Gás Natural Liquefeito) durante o evento "Bedrijfsauto 2012", realizado no centro de exposições RAI, em Amsterdã, na Holanda. O veículo é indicado para operações com pequenas e médias distâncias, e é voltado principalmente para o setor de distribuição noturna. O modelo já está disponível para vendas em todo o continente europeu.


O Stralis em exposição é um cavalo mecânico de dois eixos com semi-reboque, motor cursor 8, movido a gás natural com uma potência de 330 cv, caixa de velocidades manual, Intarder e EBS. Sua capacidade de carga varia entre 18 e 40 toneladas.

Hoje, o uso de gás natural em veículos comerciais representa um investimento de grande importância social, mas também uma vantagem econômica para os operadores. Um dos principais benefícios da tecnologia de LNG é sua autonomia de rodagem com um alcance de até 750 km.

Além das vantagens consideráveis em termos de redução de emissões, o sistema de LNG também permite uma redução no peso bruto total do veículo, o que leva a um aumento na capacidade de carga.

"A tecnologia dos veículos a gás natural representa uma prioridade para as atividades da Iveco", disse Alessandro Mortali, vice-presidente sênior na área de pesados na Iveco. "Estamos entre os poucos fabricantes que anteciparam a utilização do metano como fonte de energia alternativa".

Desde 1995, a Iveco vem dando grande atenção à tecnologia com propulsão a gás natural. Hoje, a empresa é a única fabricante de veículos comerciais e industriais preparada para oferecer uma gama completa de produtos movidos a metano. A Iveco é líder europeia na pesquisa e comercialização desses veículos, com 11.000 unidades em circulação, tanto pelo setor público como por empresas privadas.

O abastecimento é feito com metano em gás, acondicionado em tanques de aço a uma pressão de 200 bares. Nos veículos, o gás natural liquefeito é armazenado (em forma líquida) a -125° C em tanques criogênicos.

Os potenciais clientes para os caminhões LNG são as empresas que atuam nos setores de alimentos, de bebidas e transporte de combustível, bem como os operadores logísticos especializados em entregas noturnas, que precisam seguir as “leis de silêncio” dos grandes centros urbanos. Em média, a diminuição de ruído nos Stralis movidos a gás natural é de 3 a 6 decibéis na comparação com um modelo convencional que roda com diesel.

Fonte: Investimento e Noticias

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